18 de ago de 2015

Coisas do Japão - Bushido

Yoo' Pessoas \ô/


Aloha Família. Cachecol aqui nesta tarde ensolarada que esta matando minha alma aos poucos, trazendo agora mais uma postagem para o blog, e hoje nessa terça-feira temos Coisas do Japão e hoje iremos aprender um pouco mais sobre a cultura do Japão, algo que o povo acha que sabe só por ver anime... 

Hoje iremos falar de Bushido, você provavelmente não sabe o que é certo? ou talvez sim vai ver estou enganado, mas se você não sabe, tudo bem irei pedir ajuda do titio wiki pra explicar de uma forma geral o que é Bushido. "Bushido(武士道 ?) literalmente, "caminho do guerreiro", é um código de conduta e modo de vida para os Samurai (a classe guerreira do Japão feudal ou bushi), vagamente semelhante ao conceito de cavalheirismo que define os parâmetros para os Samurais viverem e morrerem com honra." Entendeu agora? então vamos ao que interessa. Bushido é algo tão importante na cultura japonesa como qual quer outra coisa. Digo isso falando em influencias, doutrinas e etc... que o Bushido tem, ele foi formado e influenciado através de 3 conceitos o do Budismo, Xintoísmo e Confucionismo, e de cada um foi retirado algo importante. Uma base pra que continuassem seguindo em frente, irei explicar um pouco qual foi essas influencias.  

Como por exemplo o Budismo, graças a ele os samurais não tinham medo de morrer, pois acreditavam na vida após a morte, pra eles mesmo que viessem a falecer não teria problema pois iriam voltar a vida como guerreiros samurais e continuariam a lutar. Também não temiam o perigo, já que as técnicas de meditação do Zen foram usadas principalmente pra assim os samurais conseguir entrar em contato com seu Eu interior, e conhecer o mundo a sua volta. 

Do Xintoísmo foi retirado conceitos como lealdade, patriotismo, reverências ao seus antepassados. Ter a lealdade ao seu imperador ou senhor feudal sempre o protegendo e respeitando, valido também para os seus antepassados. E o patriotismo com o seu país que no caso é o Japão  e também com a Terra, eles acreditavam que a Terra  não existe só pra suprir suas necessidades. "A Terra deve ser cuidada, protegida e alimentada com um amor intenso". 

E por fim o Confucionismo, que ofereceu aos samurais a sua crença em relação aos seres humanos e às suas famílias, ressaltando sempre o dever filial também com senhor e servo, pai e filho, marido e mulher e por ai vai. Confucionismo também prega a justiça, benevolência, amor, coragem, autocontrole, sinceridade e honestidade, que por sinal a justiça é um dos principais fatores do código do samurai. 

Tem muita coisa que eu quero falar sobre Bushido, talvez eu faça uma parte dois, então pra não deixar só ire deixar algo aqui que vejo muita gente pesquisando, que é as 7 Virtudes do Bushido

Gi - Justiça e Moralidade, Atitude direta, razão correta, decidir sem hesitar; 
Yuu - Coragem, Bravura Heroica; 
Jin  - Compaixão, Benevolência;
Rei - Polidez e Cortesia, Amabilidade
Makoto  - Sinceridade, Veracidade total
Meiyo - Honra, Glória
Chuu - Dever e Lealdade

Matando a curiosidade de muitos, na próxima postagem iremos conversa um pouco mais sobre os Bushido. 

Então isso é tudo pessoal.

Obrigado por esta no meu blog.
E pra você que esta lendo esse post, sinta-se abraçado pelo Cachecol :3

0 comentários:

Postar um comentário