11 de ago de 2015

Coisas do Japão - Preconceito contra tatuagem

Yoo' Pessoas \ô/


Aloha Família. Cachecol aqui nesta tarde ensolarada e um pouco tensa eu diria, trazendo mais uma postagem para o blog, hoje pra comentar um assunto um pouco complicado eu diria. Ontem eu queria trazer uma postagem falando das minhas novas tatuagens mas por pequenos problemas pessoais não deu, mas cá estou eu mesmo assim pra comentar sobre tatuagens mas de outra maneira.

Eu vejo muita gente com essa dúvida, por qual motivo o Japão é "tão" preconceituoso com pessoas cujo a pele é tatuada, isso é uma dúvida que quase ninguém consegue entender, ou pessoas que não pesquisam mais a fundo o assunto. E pra alguns que gostam da história da tatuagem então a dúvida multiplica, já que o Japão que começou com isso, sim meus amigos a tatuagem veio do Japão. Agora por qual motivo ela é tão "abominada" em alguns lugares públicos ninguém sabe dizer, ou se sabe nem gosta de tocar no assunto, mas cá estou eu pra compartilha isso com vocês. 

Quando eu falo em lugares públicos estou dizendo em piscinas, banhos termais, academias e por ai vai, normalmente quando vai ao Japão se decidir ir em uma piscina ou praia talvez se procurar pode encontra uma placa assim:


E agora vamos entender um pouco de história pra saber do que se trata tudo isso. Em diversos livros de história costumam dizer que os japoneses tinham o costume de aplicar tatuagens desde o Período Jomon (14 mil a.C), pra assim distinguir quem era quem e de onde vinha, piadinhas de japonês tudo é igual são validas se for ver nessa maneira. Mas no começo do Período Nara (710 a 794 d.C) as tatuagens passaram a ser usadas para marcar os criminosos. 

Então com isso podemos já entender o motivo certo? até ai ok, no entanto no ano de 1872 as tatuagens foram abolidas entre os prisioneiros, então esse motivo morre, logo não iria ter motivos pra o preconceito certo? ERRADO, porque no ano de 1948 as tatuagens acabaram sendo proibidas para o uso da população, e agora sim iremos entender o motivo de pessoas que usam tatuagens serem descriminados. 

Por ser proibidas quem usava tatuagens não era bem visto pensando nisso é pura logica, mas o real motivo delas serem tão mal vistas, foi os mafiosos, como elas foram proibidas os mafiosos começaram a adotar de tatuar o corpo todo pra assim demostra uma "superioridade" no local, e por isso que alguns lugares são proibidos a entrada de tatuados, porque até naquela época, os banhos termais proibiam pra que os outros clientes não se sentisse intimidados de tomar um banho com um possível "mafioso". 

E mesmo nos dias atuais, cujo usar tatuagem é algo bonito, ao meu ver é claro, é algo na moda, um estilo divertido de ser, alguns japoneses ainda fecham a cara pra alguém com a pele tatuadas, e alguns poucos estabelecimentos no Japão ainda proíbem a entrada de tatuados, mas muitos já mudaram, então creio eu que logo o Japão vai começar a aceita esse novo estilo de "vida" não sei como classificar alguém que use tatuagens. 

Enquanto aqui no Brasil... os tatuados só são chamados de marginais e vagabundos... não tem um MOTIVO grande, só são chamados mesmo e ponto final...

Então isso é tudo pessoal.
Fonte: silviakiuchi.jp
Obrigado por esta no meu blog.
E pra você que esta lendo esse post, sinta-se abraçado pelo Cachecol :3

0 comentários:

Postar um comentário