15 de set de 2015

Coisas do Japão - Crianças Indo pro colégio sozinha?

Yoo' Pessoas \ô/


Aloha Família. Cachecol aqui nesta tarde quase noite que esta começando a ficar fria, trazendo mais uma postagem para o blog, desta vez um pouco atrasado eu sei, culpa da minha internet, mas cá estamos aqui pra falarmos de algo que muita gente não sabe.

E quando falo que é muita gente, chega a parecer meio exagerado, mas é a mais pura verdade, muitos estrangeiros ficam terrivelmente "chocados" quando vão ao Japão e nas estações de trens ou nas ruas, nos horários de escola passam um grupo de crianças, sempre cinco ou quatro ou as vezes até sozinhas indo ou voltando da escola, pra muitas pessoas isso é algo um tanto que preocupante e inusitado, porém para o povo japonês é algo bem comum de ser ver.

Pois as crianças são ensinadas desde pequenas a serem responsáveis, cuidarem de si mesma, até o porquê não terão seus pais para toda vida, pensando desse ponto um documentário de mais ou menos 8 minutos mostra como é a vida dessas crianças, e em um ponto do documentário algo me despertou o interesse e a vontade de fazer essa postagem, que dizia algo como se as crianças vão e voltam sozinhas, diminui muito carros de pais com pressa pra levar os filhos pro colégio, sem querer acaba diminuindo o transido na cidade. E algo que também me deixou meio curioso foi que as crianças no Japão são ensinadas a confiar em todos nas rua, todos que podem ajuda-las a ir no caminho que precisa.


A minha opinião sobre isso é muito difícil de ser explicada, por um lado eu acho incrível, crianças sendo responsáveis e independentes acima de tudo, já vi muitos exemplos disso nos animes, em doramas, filmes, e algumas notícias na televisão, porque querendo ou não é algo inusitado eu diria, pois é simplesmente impossível imaginar isso aqui no Brasil, e falando no Brasil por exemplo vejo adolescentes de 15 anos sendo levados pelos pais até hoje no colégio, já eu sempre fui e voltei no colégio sozinho, desde os meus 8 anos, mas cada caso um caso.

Bom contrapartida de tudo isso, pois não podemos deixar de aceitar que isso é magnifico e deveria ser copiado em diversos países claro se eles fossem seguros Brasil pode corta dessa lista. Bom como falei agora, contrapartida a toda essa postagem temos que enxerga a realidade, ok esse documentário é algo real, e se você for no Japão vai ver isso, mas a realidade escura nem sempre é falada, assim que estava assistindo esse documentário eu pude ver que tudo ali era "formal" demais ou muito "robô" fiquei intrigado com isso, nem tudo nesse mundo são flores, e os comentários que estavam no site na qual esse documentário está, matou essa minha dúvida, já que não estou no Japão eu passo despercebido pelo "filtro nacional" algo que gosto de dizer quando um país não deixar o mundo saber de seus "problema internos". 

E de diversos comentários, dizendo que como falei nem tudo são flores no Japão, eu optei por escolher dois, um na qual uma senhora diz que leva e busca a filha até onde um grupo de estudantes vai junto, e um comentário respondendo o que essa senhora falou de alguém que mora aqui no Brasil dizendo o que todos nos já sabemos, confere aqui esse comentário:


Agora com isso em mente, eu ainda continuo com a minha opinião de que acho incrível e muito interessante as crianças japonesas irem e voltarem de colégios sozinhas, algo independente e orgulhoso de se ver, porém também não descarto que o mundo está seguro como nas televisões ou documentário dizem, como a mesma senhora disse "Infelizmente o Japão não esta mais seguro como ha 10 anos atras", só procurar um pouco que você acha, casos de sequestro de crianças, ou crianças desaparecidas e encontradas mortas, em sites de notícias japoneses cada vez mais é visto o termo "lolicon" surgindo, é algo muito triste, pra um país que presa pela segurança de tal forma que os outros países ficam com inveja. 

É um assunto delicado de se falar de certo ponto, por isso opto por termina a postagem por aqui, deixar essa dúvida no ar. Se é algo certo continuar deixando as crianças japonesas ir e voltar pro colégio sozinha? em qual momento a cultura de gerações deve parar? não posso continuar e nem opinar sobre isso de uma forma clara, por dois motivos, primeiro não tenho filhos e segundo que não moro no Japão. Mas eu adoraria participar de uma discussão sobre isso, com pessoas que moram lá.

Então isso é tudo pessoal

Obrigado por esta no meu blog.
E pra você que esta lendo esse post, sinta-se abraçado pelo Cachecol :3

4 comentários:

  1. No Japão as crianças andam sozinha com 6. Na Suíça é com 4. E vem nos documentos entregues aos pais que as crianças devem fazer o percurso sozinhas. Uma conhecida que morou numa cidade suíça viu várias crianças com 3 anos e meio irem sozinhas. Apenas colocavam nelas um colete cruzado de cor laranja e elas iam. Quando meu filho tinha 3 anos e meio resolvi fazer a experiência aqui em Curitiba. E não é que ele foi. Acompanhei de longe. O mais incrível de tudo foi ver os veículos pararem ao ver meu filho na calçada esperando "o bonequinho" ficar verde para poder atravessar. Os carros só seguiam viagem quando os motoristas se convenceram de que ele não ia atravessar. Bom eu esperava testar se meu filho era tão inteligente quanto uma criança suíça. Mas naquela época ele não tinha medo de nada. Hoje com 9 anos a experiência. Faz drama até quando vê um mosquito. Mães...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mães... É complicado, minha namorada por exemplo comenta sobre isso sendo o tipo de mãe que iria levar até os 15 anos para o colégio se deixar, ela como talvez uma futura mãe já tem esse pensamento kk

      Excluir
  2. Ah! Faltou dizer. Com exceção do meu primeiro dia de aula, sempre fui à escola sozinho. Mas eu tinha 7 anos então. Nada demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada mais hahaha, eu fui a parti dos 9 anos se não me engano

      Excluir