22 de set de 2015

Coisas do Japão - Escola no Japão

Yoo' Pessoas \ô/


Aloha Família. Cachecol aqui nesta tarde ensolarada e um pouco abafada, trazendo mais uma postagem para o blog, desta vez pra falarmos de escola, você que deve esta estudando ou já acabou o colégio assim como eu, talvez se surpreenda de como é o sistema educacional do Japão. Gostaria de lembra que essa postagem está sendo feita com base de uma outra postagem a do site Japão em Foco blog cujo eu sou apaixonado de coração e indico pra todos. 

Cada dia mais temos ai animes escolares, basicamente todo anime slice of life ou shoujo tem escola no meio, até alguns ecchi... E quase ninguém sabe como funciona ou entende o quão inteligente é o sistema escolar deles, e cá estou eu pra explicar um pouco dele e como falei antes, com base na postagem, lembrando isso não é "plagio" todos os créditos estou dando ao site. 

Bom são 5 etapas de estudos que um japonês ou brasileiro morando lá se formar por completo, diferente daqui que é 4. Lá temos em Primeiro o - Youchien que é o jardim de infância que pode durar de um ano até três anos de idade, algo como creche. Em Segundo temos - Shogaku que é o ensino fundamental primário que dura seis anos. Terceiro - Chuugaku ensino fundamental secundário que dura três anos. O Kokou ensino médio com duração de três anos e por fim o Daigaku a universidade que dura em sua maioria 4 anos.

No Shogaku um professor ensina todas as matérias, algo que se compara com o Brasil pois é o ensino fundamental, sendo que dependendo do colégio aqui tem mais de um, porém pelo menos comigo um professor dava aula em todas as matérias no ensino fundamental. No entanto tem alguns pontos diferenças nisso, por exemplo no Japão mesmo sendo ensino fundamental muitos alunos tem aulas em laboratórios algo que depois de pesquisar aqui no Brasil não tem muito isso, já no Japão todos do Shogaku praticam aulas extra-curriculares e aulas em laboratórios e uma outra coisa que é o uniforme que é algo obrigatório ter, já aqui no Brasil, pelo menos onde eu moro é algo um pouco diferente. E as suas matérias regulares e obrigatórias são: língua japonesa, estudos sociais, estudos gerais, ciência, matemática, estudos ambientais, música, arte e artesanato, vida cotidiana e conhecimento domestico, educação moral e educação física, já a língua inglesa é só incluída a parti do Chuugaku que é o ensino fundamental secundário. 

Antes de falarmos do ensino médio, não posso deixar de lado o Gimukyoiku que é a escolaridade obrigatória que toda criança tem que seguir, depois disso a pessoa faz o que quiser, esse período de escolaridade dura em torno de 9 anos, passando por Youchien, Shogaku e Chuugaku. A taxa de alfabetização e frequência escolar nesse período de Gimukyoiku é de 99,98%. Dito isso, sabemos que o Kokou, o ensino médio não é obrigatório, porém a taxa de matricula em todo o Japão é de 96% chegando quase a bater 100% em algumas escolas no Japão com isso podemos imaginar que mesmo não sendo obrigatório muita gente que terminar o ensino médio, digo isso com base nas taxa de abandono escolar que chega só 2%, e também digo isso com base de 46% dos formandos do ensino médio decidem continuar estudando pra ir pra uma faculdade.

Algo que eu vejo muito em animes, doramas e em alguns mangas que muitos estudantes tem que passar por um exame de admissão pra conseguir ingressa em algum colégio do ensino médio o Kokou. Como esses exames costumam ser bem difíceis de passar, os estudantes apelidaram ele de "Shiken Jigoku" Inferno de Exames. E isso eu tenho certeza que você já viu algo assim em animes, como K-ON, ou... não consigo lembrar de outro a não ser Kiss x Sis. 

Bom antes de termina a postagem irei matar agora uma curiosidade que vejo muito de pessoas em fóruns ou grupos de facebook sobre como funciona as provas e férias o Japão, já que muitos sabem ou não, mas o ano letivo começa em Abril e termina em Março do outro ano, além disso temos uma diferença como, aqui no Brasil e em alguns outros países temos 4 bimestres enquanto no Japão são só 3, divididos em. Ichigakki Abril e Julho, Nigakki Setembro e Dezembro e por fim Sangakki Janeiro e Março, com férias no Verão, Primavera e Inverno.

E pra termina uma outra coisa que vejo muita gente comentando que é errado mas na verdade não é, é sobre as tarefas nas escolas japonesa, muita gente acha que isso de "limpar o colégio" só exite nos animes ou doramas, porém está errado, aqui no Brasil temos as famosas "tias" da limpeza ou da comida, porém no Japão quem limpa as salas são os próprios alunos, e até feito uma divisão nas tarefas escolares como o Shouji que são as limpezas das salas de aula e também tem os Kyushoku Touban a galerinha do lanche escolar. 

E por fim irei deixar aqui, um vídeo que também encontrei no site que deixa logo ali em cima, de um canal que conheci agora e irei começar a ver os diversos vídeos que ele tem, na qual temos algumas pessoas, comentando sobre as escolas no Japão, eles que já estudaram lá, estudaram nas escolas japonesas ou brasileiras e contam como eram, os ijimes bullying e tudo mais. 


E acabamos a postagem por aqui pessoas, eu tentei juntar algumas informações importante usando como base o Japão em Foco pra tentar assim matar uma dúvida que várias pessoas tem sobre as escolas no Japão, espero ter ajudado. 

Então isso é tudo pessoal 

Obrigado por esta no meu blog.
E pra você que esta lendo esse post, sinta-se abraçado pelo Cachecol :3

0 comentários:

Postar um comentário