19 de set de 2015

Como Aprender Japonês - O Começo

Yoo' Pessoas \ô/


Aloha Família. Cachecol aqui nesta tarde ensolarada demais e bem abafada também, trazendo mais uma postagem para o blog, uma postagem um pouco diferente e eu espero de alguma forma ajudar alguém com algumas dicas. 

O que eu mais vejo na internet hoje em dia, principalmente nesse meio que vivemos, é de pessoas que querem de todas as maneiras possíveis aprender japonês, mas agora vem a minha pergunta "você realmente quer aprender japonês?" muitos só querem porque gostam de animes e sei lá querem zoar os amigos em japonês, se for por isso eu aconselho a desistir e pesquisa alguns trocadilhos na internet e usar esses, pois na minha opinião a língua japonesa é linda, seria e tem que ser respeitada acima de tudo,  e eu até hoje não encontrei alguém que aprendeu o japonês só pra "zuar" os amigos. 

Dito tudo isso, se você ainda está lendo e porque realmente que aprender japonês, mas não sabe como começar, não conhece sites ou cursos que vão auxiliar o aprendizado. Então cá estou eu pra tentar ajudar a vocês de alguma forma, usando os métodos que eu usei pra aprender japonês, e já respondendo que sim eu sei japonês, sei ler, escrever, ouvir, conversa e etc... Porém japonês na minha opinião é uma língua que sempre tem que ser estudada, nunca parar, e por isso que mesmo sabendo o algo entre básico e médio eu ainda estudo todos os dias alguma coisa pra sempre está por dentro de tudo. Até porque a sensação de ouvir algo em outra língua e conseguir entender é incrível, ver esses vídeos de programas loucos no Japão e entender tudo, ainda lembro o dia que eu ouvir e conseguir entender pela primeira vez, chorei tanto sim sou sentimental

E por essa sensação ser incrível que irei dizer alguns motivos pra você que nem pensa em estudar, tentar conhecer essa língua, quero que todos sintam o que eu senti ao entender algo, saber que todos os seus estudos valeram a pena, e eu nem irei citar aqui os motivos para aprender a língua japonesa usando algo como o Japão ser a terceira maior economia no mundo ou algo do gênero, mas sim como se você for ao Japão o modo que você vai ser tratado por dominar a língua deles é bem diferente, vai poder conversa melhor, ser atendido melhor, ser tratado melhor e ser "respeitado" de algum certo ponto, e se você que assisti anime não vai precisar esperar seus animes serem traduzidos, ou o manga que você tanto gosta parou de ser traduzido e você ficar todo perdido. Porém eu ainda opto por esperar a tradução dos anime, pois sou preguiçoso demais. Mas alguns doramas estou tentando ver sem tradução e está sendo bem legal.

Então dito toda essa minha experiencia e tudo mais, vamos falar agora de como aprender, lembrando aqui que eu jamais fiz algum curso de japonês presencial e nem pela internet, JAMAIS, porém não acho errado quem faz, já pensei em fazer pra melhorar a minha escrita porque a minha é muito ruim e nunca pensei em tentar melhorar ela, lembrando que se eu for no Japão algum dia e eu espero irei mais dialogar do que escrever né, então por isso nunca me importei tanto com a minha escrita, mas acho isso errado, saber escrever em japonês de uma forma clara e legível é mais do que uma obrigação se esta aprendendo principalmente aprender a fazer os traços na forma certa.

Bom no Japão todos vocês devem saber ou não, mas a língua japonesa usa 3 alfabetos, o Hiragana que é usado pra palavras em japonês e junção de palavras, o Katakana que é usado pra palavras estrangerias e cada dia mais é usado no vocabulário japonês e por fim o Kanji que são símbolos mais trabalhados, que encurtam algumas frases. Tanto o Hiragana quanto o Katakana possui 46 letras e o Kanji são mais de 4 mil, porém nos colégios japonês são ensinados cerca de 2 mil. E pra você que quer aprender o japonês, que dominar a língua tem que começar com o Hiragana, deixa o Katana e o Kanji mais pra frente, foca primeiro em aprender o alfabeto do Hiragana, gravar todas letras tanto o som como a forma que é escrita e a tradução dela, que se estudar todos os dias e se empenhar com todas as forças e vontade, em uma semana ou talvez duas você já sabe o alfabeto por completo, e com isso digamos que você já está meio caminho para o domínio da língua.

E acredite pode parecer um bicho de sete cabeças mas é muito fácil gravar o alfabeto, eu por exemplo usei diversos jogos e textos só em hiragana pra gravar, um exemplo de jogo é esse "www" que depois de estudar bem o alfabeto você vai testando sua memoria com esse jogo, ou talvez pode usar esse aqui "www" que também é muito bom e ótimo pra testar a memoria, então se agora você gravou bem tudo, vamos aos textos como por exemplo essas imagens aqui "www" no google imagem tem diversos textos em hiragana bem fáceis de ler pra quem já sabe alguma coisa. Se o Hiragana é fácil de aprender, imagina o Katakana? pois o traço do katakana é bem mais simples e fácil as letras não são difíceis de gravar, eu mesmo levei uma semana ou menos pra gravar todo o alfabeto, usei também alguns jogos como esse "www" e alguns textos como esse "www".

E algo que eu não posso esquecer de maneira alguma, se você pretende realmente aprender japonês, várias coisas, várias mesmo você tem que parar de fazer, muitas coisas que você faz que está errado mas não sabe, eu sei que você faz, pois eu fazia, e uma delas que já irei deixar claro aqui pra vocês pararem de usar, que é o ROMAJI, pra você que não sabe o que é, o romaji e uma tradução fonética das palavras em japonês por exemplo "かわいい" que no romaji é "Kawaii", então deixando algo claro aqui, no romaji nada está certo ou errado, pois é uma tradução fonética do japonês, isto é a pessoa escuta e traduz ao pé da letra, então se alguém um dia te jugou por esta escreve algo em japonês errado, ignore pois tentar explicar vai ser pior. Mas lembre-se romaji não é bom pra quem está aprendendo, não é errado usar, porém pra quem esta querendo aprender, só vai atrapalhar.

Bom pessoas, em uma postagem eu não iria conseguir explicar e colocar todas as dicas que eu usei pra aprender essa língua maravilhosa, por isso estou começando agora um novo quadro no blog, não terá um dia certo pra esse tipo postagem, mas irei me esforça pra ajudar a você que quer aprender, lembrando aqui eu não irei ensinar NÃO IREI, só irei dar dicas, de vídeos, músicas, textos, mangas, animes etc... tudo que estiver no meu alcance irei fazer pra ajudar quem quer aprender, pois quando eu estava aprendendo ninguém me ajudou, quebrei a cabeça com sites loucos e bagunçados com coisas sem sentido, tudo pra tentar extrair alguma coisa pra aprender algo, porém de alguns meses pra cá, eu encontrei ótimos sites, pessoas que podemos considerar pelo menos eu considero como anjos que me ajudaram nesse "duro" caminho, e eu irei apresentar elas a vocês logo.

Então isso é tudo pessoal.

Obrigado por esta no meu blog.
E pra você que esta lendo esse post, sinta-se abraçado pelo Cachecol :3

0 comentários:

Postar um comentário