7 de out de 2015

Coisas do Japão - Emblemas de Famílias

Yoo' Pessoas \ô/


Aloha Família. Cachecol aqui nesta madrugada fria e muito sonolenta, mas estou firme e forte aqui trazendo mais uma postagem para o blog e como dizia um grande sábio do mundo, antes tarde do que nunca, e com esse pensamento que estou aqui atrasado trazendo essa postagem :D

Eu sei que muita gente é apaixonada pelos brasões ou emblemas de famílias/clãs do Japão e sei também que muitas dessa pessoas não sabem como surgiu, e por isso que estou aqui pra tentar explicar o surgimento dos emblemas, mostra alguns e se você que nunca viu um ou parou pra ver, vai se surpreender como eu me surpreendi quando vi pela primeira vez toda a história. 

Antes de partimos para a história, temos que saber o seu verdadeiro nome, o nome dado para os emblemas, é o Kamon, o "Ka" significa casa ou família, enquanto o "Mon" é algo envolvido ao símbolos, juntando então os dois ficamos com Kamon = Símbolos Familiares. Bom historiadores acreditam que a origem desses símbolos começou no período Asuka Séc. VI - VIII sob a influencia estrangeira, no período Muromachi Séc. XV - XVI a forma do emblema se tornou mais abstrato e refinado do que antes e até chegaram a ser usados pelos guerreiros como emblemas militares.  Já no período Edo Séc. XVII - XIX  bem na plenitude da era feudal, o uso dos emblemas era algo obrigatório, pois facilitava muito para classificação dos guerreiros algo como marcação, pra saber de qual lugar ele era, e era usado esses símbolos nas costas, e também em pequenas bandeiras. Símbolos como esses daqui por exemplo: 





E agora talvez vocês entendam o motivo que me faz falar que vocês iriam se surpreender, pois na primeira vez que eu vi, eu achei obviamente lindos e incríveis e muito diferente, pois aqui no Brasil, melhor pelo menos comigo, os emblemas ou brasões são diferente, como por exemplo no meu, o Nunes e o Borges, ambas famílias que carrego o nome tem em seus brasões algum leão, pra falar a verdade muitos emblemas de famílias aqui no Brasil tem leão ou algum animal dessa categoria na frente. Enquanto no Japão muitos desses Kamon tem animais, plantas, flores, objetos e por ai vai, olhando assim até um leigo diz algo como "isso é coisa do Japão" pois o traço parece bem "japonesco" 

Voltando as eras antigas, no Japão antigamente, mas preciso na era Edo, era tão levado a sério isso de família, que se você  estivesse usando um simbolo e alguém de um grau de superioridade maior aparecesse com ele, para que não houvesse confusão a pessoa de nível inferior deveria mudar seu simbolo. E quem tinha o simbolo, dependendo do simbolo tinha um respeito no local, esse simbolo era como um cartão de visita, um passe livre, vamos dizer assim como um exemplo para quem entendam. Porém hoje em dia não temos mais isso, obvio sua tradição, família e respeito continua. Porém a popularidade caiu bastante. 

Eu mesmo adoraria ter um roupão com um simbolo da minha família, teria bastante respeito na minha casa, pelo menos o meu cachorro iria me respeita eu espero :D

Então isso é tudo pessoal

Obrigado por esta no meu blog.
E pra você que esta lendo esse post, sinta-se abraçado pelo Cachecol :3

0 comentários:

Postar um comentário