23 de mar de 2016

"Prefiro Japonês do que Inglês" OK Vamos conversar

Yoo' Pessoas \ô/


Aloha Família. Cachecol aqui nesta tarde abafada e um pouco só um pouco tediosa e ao mesmo tempo nublada, trazendo hoje mais uma postagem para o blog, para conversamos sobre algo que eu vejo bastante na internet e eu juro que tento entender, eu realmente tento entender, mas não entendo. 

Eu já comentei aqui algumas diversas vezes sobre o que penso sobre os "otakus" aqueles seres novinhos que entraram agora no mundo dos animes e estão pirando de uma forma louca com tanta notícia ou coisa nova, essa galera sempre me surpreende, quando eu penso que acabou eles aparecem outra coisa nova, e de certa forma eu os agradeço pois assim eu terei um poço infinito de postagens para o blog graças a eles. E bem o que aconteceu, o motivo para essa postagem está sendo feita, foi que em um certo fórum na internet que não irei compartilhar aqui qual é, tem um tópico com centenas de comentários, tópico cujo nome é "Preferimos Japonês, em vez do Inglês para língua mundial" eu já tive aquela leve crise de risos quando li o título, porém não acabou pois nos comentários tinha coisas com "é verdade, japonês já é mais usado mesmo", "concordo, tire esse inglês, ninguém gosta de inglês", e por ai vai. E claro que eu tenho algo a dizer sobre esse pequeno evento na internet brasileira. 

Eu não irie comentar aqui esses pontos que usados pela galera no fórum, pois não se discuti com crianças e seria algo muito idiota ficar tentando argumenta isso, irie comentar mesmo o que penso sobre isso. O mais obvio é claro que essas crianças ou adultos provavelmente nem o japonês deve saber, é algo até aceitável pois eu conheço pessoas que não sabe nada do japonês e fica dizendo que o mundo seria melhor se a língua fosse ensinada na escola, e eu conheço pessoas que sabem japonês e pensam algo com "menos gente, menos" porque é muito bom aprender uma língua diferente e se essa língua for a japonesa é bom em diversos aspectos pois pra quem assistir anime não precisa esperar legendas, pode assistir alguns dias antes da galera que não sabe, porém tirando esses pontos não tem nada de muito "ooh" em saber japonês, como falei agora é algo legal, é uma língua linda assim como sua cultura, eu estou aqui de prova, sei japonês e acho toda a língua assim como a cultura linda, porém é só isso, se eu for arrumar um emprego o que vai me ajudar em dizer que sei japonês? se o emprego por exemplo não for algo relacionado ao Japão nada vai servi. Entendem o que tento dizer? o que adianta aprender uma língua se você não ira usa-la a não ser pro seu lazer? digamos que você não vai pro Japão, que o seu emprego dos sonhos não tem nada relacionado ao Japão, me diz então por qual motivo aprender uma língua se ela não vai te beneficiar no sentindo de emprego pra sua vida?. Eu digo isso baseado no que a galera do fórum quer, eles preferem o japonês do que o inglês, pra eles a língua japonesa é mais importante que a inglesa, ok isso é o pensamento deles, porém digamos que eles são um grão de areia no meio de uma praia, o que isso vai mudar? nada...

Agora se você pretende aprender o inglês, você está certo, extremamente certo meu caro amigo, pois não irei comentar aqui sobre os empregos, e sim sobre as vantagens, começando com a mais obvia é claro, o inglês é a língua mundial, então não importa para qual lugar você vá, se souber inglês já vai está um passo a frente de muita gente, e não posso esquecer de que dependendo do lugar você só vai se souber o inglês fluentemente, por exemplo até o seu tão amado Japão, se quiser ir para o Japão como estudante de universidade por exemplo, se não souber o japonês, só souber o inglês fluentemente você vai tranquilamente, se o próprio Japão fala tanto do inglês me diz o motivo de você odiar a língua? ao meu ver em vez de ficar xingando e fazendo graça na internet é bem melhor para você mesmo, correr para um cursinho de inglês e aprende quanto antes pois a necessidade vai bater na sua porta, e você vai ficar ai de bobeira, sabe aquele emprego dos seus sonhos? imagina você ter tudo para ele, mas não conseguir entrar nele porque não sabe inglês, que só o seu japonês não é suficiente, eu fico imaginando aqui a sua frustração.

Eu disse isso por experiencia própria, essa postagem aqui além de ter como objetivo quebrar o pensamento da galera do fórum, é algo como um alerta pra ajudar você pequeno pimpolho, que está nos seus 13 à 16 anos de idade e está nessa dúvida de aprender ou não inglês. Eu quando tinha 14 anos tinha vontade de aprender inglês porém por causa dos animes e a minha falsa impressão do que era o Japão eu acabei me jogando de cabeça no japonês, em três anos aprendi o japonês quase que fluentemente, eu sei o japonês bem, porém acabou sendo usado só para o lazer mesmo, pois em uma entrevista de emprego que fiz para o cargo de programador que a época era algo que eu queria muito, o fato de eu saber o japonês não valeu de nada, pois todo o sistema era em inglês e eu tinha que ter pelo menos o nível intermediário do inglês, e ai eu fiquei na mão com o meu japonês, ai só de raiva comecei a estudar o inglês para aprender logo de vez, não entrei em nenhum curso pois assim como japonês aprendi sozinho, algo que de certo ponto eu não recomendo, pois ter a presença de um professor é algo mega importante, porque até hoje eu tenho sempre uma dúvida boba em alguma frase e se eu tivesse aprendido em uma sala com um professor essa dúvida não iria existir, porém né limitações me fizeram estudar em casa e sozinho. 

O que eu tentei dizer com essa postagem é que não tem problema você estudar japonês, não tem problema mesmo, mas lembre-se que o inglês é a língua mundialmente falada, não fique para trás, aprenda primeiro o que vai te dar dinheiro e depois o que você vai usar como lazer, não cometa o mesmo erro que o idiota aqui, e claro não posso esquecer de dizer que meus amigos, inglês é BEM fácil, não sei o motivo da galera considerar um bicho de sete cabeças, o inglês é algo bem fácil, o japonês também é algo bem fácil, nenhuma língua é difícil, o que hoje em dia é difícil é a pessoa se dedicar, se empenhar em aprender algo, lembre-se não estamos dentro da matrix não existe essa de aperta três botões e kabum sabe tudo. Estude todos os dias nem que seja duas horas, se esforce que em aprender que eu te garanto, no máximo 4 meses você já sabe o inglês fluente, e família não existe sensação melhor que assistir seriados sem legenda ou dublado e entender colocamos ai 80% dele. 

Então isso é tudo pessoal.
Aprenda japonês, aprenda inglês, APRENDA TUDO, mas lembre-se inglês é a língua mundial
Obrigado por esta no meu blog.
E pra você que esta lendo esse post, sinta-se abraçado pelo Cachecol :3

4 comentários:

  1. Yoo... Eu ri um pouco quando eu li o titulo da postagem, porque muitas vezes eu vi comentários semelhantes na rede: "Japanese is life" kkk. Para começar o japonês tem 3 sistemas de escrita sendo o "menos complicado" de se aprender na minha opinião o Hiragana, mas quando falamos em alfabetização temos que ter em mente que temos que passar pelo sistema de Kajis e são mais de 40.000 kanjis, MDS!!! Se eu não estiver enganado, temos que aprender pouco mais de 1800 kanjis considerados básicos, e o triste é que temos mais de 4000 formas diferentes de ler. Depois que aprendemos esse básico e todas as suas formas de leitura você é considerado uma pessoa alfabetizada o_O Por isso que as vezes quando pessoas se conhecem lá e apresentam seus nomes, não é estranho perguntarem com que kanji se escreve kk.
    Ou seja, eu prefiro muitas vezes aprender o inglês do que passar o resto da minha vida tentando aprender isso agora kkkkkkkkkk...
    E é o que você disse, o Inglês é o idioma mais popular mundialmente, hoje em dia se você é fluente você tem mais um ponto importante no seu currículo :) Tem gente que fala que o inglês é o idioma mais falado no mundo, mas se esquecem que na verdade é o mandarim.
    Gostei bastante da leitura.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é tem o mandarim, MAAASSS deixa queto né, inglês é mais fácil :v

      Excluir
  2. Taí uma postagem que quem começou a assistir animes e etc deveria ler. Quando eu comecei, há um século atrás, eu também entrei nessa história "preciso aprender japonês!!". Até descobri que aqui perto tem um centro de cultura japonesa que ensina a língua a um preço bastante acessível e é ligado ao governo japonês. Na época eu queria muito fazer e cogitei usar o dinheito da minha bolsa de pesquisa para isso. Mas aí eu pensei "poxa, eu sei enrolar o inglês, mas seria bom se eu fizesse um curso pra me auxiliar na conversação". Foi aí que eu tomei a dolorosa decisão de pagar um curso de 1 ano e meio pra rever toda a gramática e fortalecer inha conversação. Hoje eu sei falar inglês muito bem e já estou pensando em daqui há um ano talvez começar italiano. E aí, quem sabe, eu possa ir la naquele centro de cultura japonesa e ver se dessa vez dá certo kk
    Por mais que a gente queira muito aprender japonês isso é uma coisa mais de momento, porque você conheceu a cultura agora ou quer assistir coisas sem legenda ou ver se essa tradução ta certa mesmo. Mas a gente tem que ser realista. O Japão é uma potência na área tecnológica, mas nem todo mundo gosta de lá ou quer ir pra lá ou sabe alguma coisa sobre o país. O que é bem diferente dos países de língua inglesa. Quase todo mundo no Brasil sabe nem que seja só uma palavra em inglês (good, cat, dog, self service, selfie ou qualquer daquelas que usamos como se fossem nossas). Agora tem inúmeras pessoas que não sabem nem o que é japonês ou a diferença entre Japão, China e Coréia!
    Só porque eu gosto de manga isso não faz dela a preferência mundial em questão de fruta kk
    ----
    Vi agradecer o selinho que vcê deixou lá no blog (Heey Otaku) -> Só depois de desabafar rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo TUDO que você disse, faço das suas palavras as minhas U.U

      Excluir