27 de set de 2016

Formatos de Mangás - Parte 2


Aloha Família. Cachecol aqui nesta tarde gelada e nublada e com uma cara de chuva gostosa. Trazendo hoje mais uma postagem para o blog, uma continuação da postagem que vem, irie explicar agora o motivo dessa postagem, porém já deixo claro que semana que vem teremos uma postagem melhor. 

Essa é a segunda parte da postagem que eu comentei semana passada clicando aqui "www" vocês irão até ela, sim eu poderia ter colocado tudo isso que irei falar agora na postagem de semana passada, porém acontece que estou tão atolado com estudos que eu não conseguir pensar em nada pra essa semana acontece nos melhores blogs. Dito isso vamos a postagem:

Meio-tanko ou também Meio-tankoubon - Eu decidir começar com ele pois é um nome brasileiro só por isso mesmo. Ele surgiu mais ou menos 15 anos atrás, não se sabe quem começou ou quando começou exatamente, porém ele foi muito usado pelas editoras brasileiras nos lançamentos de obras, ele é chamado assim pelo formato ser muito parecido com o tankoubon. 

4-Koma - É de todos o meu formato preferido, 4-koma pode ser considerado algo como "tirinhas" nas revistas japonesas, que em seu estilo é basicamente 4 cenas verticais que por ser pouca coisa muitas das vezes é só pra fazer piadas da obras original, por isso alguns mangás tem 4-koma no final do volume, To Love-Ru por exemplo. Mas acontece também de mangás serem feitos só no formato 4-koma como por exemplo K-ON. Que vem com uma cena grande no tamanho da página e logo em seguida 4 cenas curtas, todo o mangá é feito assim. Recomento pra todos lerem mangás no formato 4-koma pois é uma leitura bem suave e divertida. 

Tankoubon - É uma compilação com cerca de 150 à 200 páginas, em sua maioria tem o tamanho de um livro de bolso pra quem não sabe é algo entre: 13x18cm e muitas das vezes sua folha é a A5 quando menor o numero, maior é a folha. Tankoubon no Japão não é só usado para mangá, mas sim para outros tipos de livros. 

Kanzenban - Eu costumo brincar dizendo que é a edição VIP. Porque é uma edição de luxo com mais páginas que o Tankoubon, tem uma qualidade muito maior, tem páginas coloridas é todo completo, é o formato perfeito para os colecionadores.

Wideban - Um formato maior que o tankoubon, pois ele chega quase sempre na folha A4, e também possui mais folhas que o tankoubon e a qualidade também é melhor, esse formato é muito utilizado em relançamentos de uma série no mangá.

Bunkoban - Também é muito usado em relançamentos, em sua grande maioria tem mais de 200 páginas, porém ele vem em tamanho de livro de bolso ou bem menor Tipo A6. Assim como Kanzenban ele também serve para coleção, pois já que o tamanho é o menor o volume dele também costuma diminuir.

Aizouban - Assim como o Kanzenban esse também é uma edição de colecionador, no entanto diferente de todos, esse é o que tem melhor qualidade, mais páginas, vem com uma numeração de edição limitada, é muito mais cara, porém para os fãs é algo muito especial.

Shinshouban - Esse termo é usado para o formato que altera algo, uma versão nova daquilo, pois muitas vezes o mangá ganha uma nova capa, ganha extras novos, páginas coloridas, coisas inéditas rascunhos muita das vezes. Ele é montado igual ao tankoubon porém ele ganhou ele termo por ser algo "alterado". 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sim nessa segunda parte parece eu poderia colocar "tudo é de colecionador, mas ganha nome diferente". Acontece que mangá no Japão em sua maioria vem impresso em revistas das editoras, porém se você quer ter algo especial você tem toda uma variedade de formatos pra comprar, uma jogada de marketing incrível e para o fã quanto mais melhor. Eu fiz um resumo de tudo isso para vocês pegarem certinho como funciona esses formatos e matar a sua curiosidade sobre isso, porém se quiserem ir mais a fundo eu recomendo então que leiam o artigo na qual eu usei como base "www". 

Então isso é tudo pessoal
Postagem meio corrida eu sei, acontece que estou tão atolado de estudos na faculdade que... Me desculpe
Obrigado por estar no meu blog.
E pra você que esta lendo esse post, sinta-se abraçado pelo Cachecol :3

0 comentários:

Postar um comentário