20 de set de 2016

Formatos de Mangás


Aloha Família. Cachecol aqui nesta tarde chuvosa e muito gelada, trazendo hoje mais uma postagem para o blog. Hoje meus amigos iremos conhecer um pouco do mundo dos mangás, tentarei pelo menos explicar algo.

Bem pessoas de uns meses pra cá, estou totalmente de corpo e alma no mundo dos mangás, estou só lendo mangá para aproveitar melhor meus dias livres, acabei dropando muitos animes que tem como base a historia original no manga e fui ler pois é mais prático. E eu percebi com toda essa leitura que existe milhões de guias de animes mostrando como funciona o formato dos animes, estilos de animação e tudo mais. Porém não vejo isso nos mangás só alguns pontos aqui outros lá. Então decidi fazer um apanhando de informações em vários sites e colocar aqui algo prático e rápido pra vocês entenderem como funciona os mangás, talvez eu divida em duas partes pois a postagem em si esta saindo tarde me atrasei novamente, desculpe

Sem demais enrolações, vamos aos diferentes formatos de histórias dentro do mangá: 

One-Shot - Vem do inglês = "uma vez ou de uma vez", é um termo usado muito nas HQ americanas para esclarecer que aquela história que você está lendo, vai começar ali, vai se desenvolver ali e vai termina ali. Nos Estados Unidos e no Brasil usamos o termo One-Shot para os mangás também, porém no Japão existe um termo só deles que é o "Yomikiri". Mas eu tenho que deixar uma observação antes, o termo yomikiri também é usado para descrever que aquele é um "capítulo inicial" como uma porta de entrada, muitos mangakás novos começam com um yomikiri para concursos. No entanto em sua grande maioria quando um mangaká já estabelecido no mercado ele vai usar o yomikiri para dizer que é uma One-Shot e você nem vai perceber isso pois na tradução já vem com o One-Shot escrito. 

Piloto - Bem como já falei aqui em cima, o piloto é a porta de entrada no mundo dos mangás para um mangaká iniciante ao escrever um título e se caso ele for bem recebido no publico o mangaká vai começar a escrever melhor a história, senão a única opção é parti pra outra coisa. Eu sei que já devem ter ouvido muito esse título em seriados, nos animes creio eu que nem tanto pois quase metade dos animes vem com base em uma história já escrita, então para o anime ser feito ele tem que primeiro conquistar um publico na sua versão original.

Doujinshi ou Doujin - São aquelas histórias que muitos acham que são criadas por fãs. Porém não é bem isso, Doujin é um termo dado para histórias curtas em sua maioria e que são totalmente independentes, o autor faz tudo sozinho sem editora ou revista. Mesmo que tenha muitos Doujin originais, em sua grande maioria são baseadas em uma obra já existente. E não querendo bancar o santo ou que não sei de nada, tenho que dizer que muitos Doujins são história hentai, é muito difícil eu ver um Doujin contando outra história, mas pra quem encontrou ai, parabéns. 

Artbook - É algo que muita gente já conhece, porém nesse enorme universo ainda existe pessoas que não fazem ideia do que é. Como o nome já fiz, é um livro de arte, ilustrações de um autor ou de uma obra, que vai de artes únicas só pro livro, roupas marcantes na obra que o personagem usou como até ensinar desenhar os personagens da obra. 

Omake - É algo como "cenas extras" não vem nas revistas das editoras que em outras postagem irei explicar o que são essas revistas, essas cenas extras costumam vim em cada volume diferente, as vezes aparecer algumas cenas rápidas em 4-Komas que também em outras postagem irei explicar do que se trata. Muita gente costuma dizer que os omakes só serve pra aumentar as páginas do volume, outras pessoas defendem que é algo essencial, bem não é de fato uma guerra grande, mas é engraçado ver os comentários. 

Antologias - De todos os formatos é o meu preferido, Antologias é basicamente uma coletânea de vários One-Shot do mesmo autor ou de vários diferentes, várias obras interessantes, experiencias diferentes e dai por diante. Ótimo para aquelas pessoas que gostam de coisas rápidas ou coisas únicas, começando e terminando em uma só página. 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Então isso é tudo pessoal

Obrigado por estar no meu blog.
E pra você que esta lendo esse post, sinta-se abraçado pelo Cachecol :3

0 comentários:

Postar um comentário