11 de set de 2017

Uma Teoria Não Teoria Sobre a Internet


Aloha Família. Pessoas com Tempo Livre e Lunáticos de Plantão. Cachecol aqui nesta tarde ensolarada e um pouco abafada, trazendo mais um texto para o blog. Hoje meus amigos iremos conversa um pouco sobre uma teoria que não é teoria, um texto feito com base na postagem do blog Mundo Estranho

Bem a muito tempo atrás e quando eu falo a muito tempo realmente é a muito tempo, eu devia ter uns 10 anos quando isso começou, surgiu na internet uma história de que existia algumas chaves que podem “desligar” toda a internet do mundo, claro que na época com poucos recursos eu imaginei que seria possível, porém fui crescendo e com a tecnologia evoluindo eu imaginei que tal coisa não iria ser possível, só que uma explicação melhor surgiu sobre isso e eu mudei um pouco meu pensamento sobre essa ideia de “desligar” a internet, e é o que iremos comentar hoje.

Sim existe sim 7 chaves, ou melhor 14 chaves, ou melhor ainda nem são chaves em si, mas cartões digitais que ao se juntarem criam meio que uma chave mestre que permite reiniciar o sistema DNS, não desligar, talvez até dê pra desligar, mas vamos focar só nele reiniciando ok? DNS que muitos sabem é algo essencial para uma navegação, até porque é através dele que as os sites funcionam. 

Pra quem não pegou, DNS é o sistema chamado de (Domain Name System) que serve como tradutor, quando você entra em um site aleatório normalmente vem o nome dele ou do que você pesquisou na url certo? Sem esse DNS fica vários números que pra alguém é bem difícil decorar, ai imagina você querer acessar o Facebook e ter que digitar todo aquele número... Entendeu agora a importância dele? Um exemplo de quando ele não está funcionando bem é quando dá o famosos ERRO 404, é quando o DNS percebe que você foi para um site diferente do que você deveria ir, ai sem ele você coloca seus dados e alguém pode usar de forma mal intencionada, quando dá esse erro é porque o trem mudou o percurso do trajeto. 

Agora voltando as chaves, são 14 cartões digitais, sendo eles 7 em poder dos guardiões titulares e as outras 7 nas mãos de guardiões substitutos. Uma vez por ano esses substitutos devem tirar uma foto desse cartão digital ao lado do jornal do dia atual e mandar para o ICANN que é algo como (Corporation for Assigned Names and Numbers) a organização que controla tudo e que é governada pelo titio Trump, sim Estados Unidos é o que manda em tudo. Anualmente os titulares também tem que mostra que estão com os cartões só que em vez de foto eles vão pessoalmente a um ponto selecionado para mostra. De acordo com o que falam são quatro encontros por ano, duas vezes na costa leste e duas na costa oeste dos Estados Unidos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Parece até mentira né? Eu mesmo depois desse texto continuo ainda com as minhas dúvidas sobre a existência desses guardiões, mas se realmente existirem espero eu que nunca algo louco aconteça para internet precisar ser reiniciada, meu provedor já não é o dos melhores se reiniciar de vez acabou minha felicidade. 

Então isso é tudo pessoal.

Obrigado por estar no meu blog.
E pra você que está lendo esse post, sinta-se abraçado pelo Cachecol :D

0 comentários:

Postar um comentário