22 de nov de 2017

Medium - Uma Plataforma Interessante


Aloha Família. Escritores de Plantão e Blogueiros que nunca dormem. Cachecol aqui nesta tarde chuvosa e gelada, trazendo mais um texto para o blog, hoje pra conversamos sobre uma plataforma bem interessante pra quem gosta de escrever 

Já tem um bom tempo que eu estou aqui no blog certo? Mais ou menos uns 5 anos que ando caminhando nesse mundo e eu percebi que esse mundo é bem perverso e que se você não seguir do jeito que ele quer as coisas não irão caminhar como você quer. Um exemplo bem claro disso, eu estou na plataforma Blogger que é gerenciada pelo Google, nessa plataforma eu tenho uma hospedagem gratuita que o google dá para gente e também consigo colocar um domínio (a url ali em cima) da maneira que eu quiser pagando uma empresa por fora, é uma plataforma bem acessível pra quem quer começar com o blog, porém é muito limitada pra quem quer continuar pra valer nela

Então, mesmo sendo uma plataforma agradável ainda tem seus pequenos defeitos que pra quem está procurando algo mais sério não consegue se satisfazer, em outras palavras pra quem quer dinheiro talvez o blogger não supra essas necessidades pra valer, dá pra ganhar algo porém não tanto como uma outra plataforma pode oferecer e é dela que irie falar agora. A plataforma em questão é o Wordpress é bem conhecida pra quem é blogueiro, ela tem diversos puglins que facilitam muita a vida de todos que escrevem, tem um mecanismo de busca incrível e uma forma de entregar ao leitor tudo que o blogueiro quiser, porém ela é paga, se você quer uma url diferente como eu tenho tem que pagar, se eu quiser migrar do blogger pra lá além de pagar pela url eu preciso de um servidor pra hospedar meu blog pois aqui no blogger o google faz isso, lá eu preciso pagar por fora e por mês um servidor e que infelizmente a minha conta não bate legal pra poder fazer isso. 

Olhando então por esse ponto não faz muito sentindo migrar pro wordpress, pelo menos foi o que eu sempre pensei, tem sim toda uma diferença e um profissionalismo que o wordpress dá para o criador de conteúdo e mesmo que meu blog seja mais um hobby do que um trabalho eu ainda me sentiria em casa escrevendo lá, me sentiria melhor, mesmo que isso me custasse caro, se eu criasse o blog lá a 5 anos atrás sairia bem mais barato do que migrar hoje dia. Então por que muita gente mesmo saindo caro do bolso acaba migrando para o wordpress? Não só pelo fato do profissionalismo que eu já venho comentando, mas por algo muito mais de valor que é o fato do blog ser seu, aqui no blogger se o google falar “oh, amanhã eu irie desligar todos os servidores, valeu ai galera” eu terei que aceitar tudo sem reclamar, pois por mais que os artigos sejam todos meus, que eu escreva tudo, ainda assim o google tem todo o controle do meu blog na questão de hospedagem, já no wordpress ele dá esse poder a você. E muitas pessoas acabam meio que sentido medo de perde toda a sua vida escrita se isso acontecer e por isso migram para uma outra plataforma. 

E agora que chegaremos no pico da postagem, eu decidi escrever esse texto pois eu encontrei algo que me encantou, não é o wordpress que mesmo sendo muito bom ainda não cabe no meu bolso (como comentei várias vezes já) depois de pesquisar sobre algumas plataformas eu me deparei com um que já tinha conhecido mas não me lembrava bem que é o Medium. 

Medium é uma plataforma voltada completamente para criação de texto, foi criado pelo cara que criou o blogger e ajudou a criar o twitter, então dentro do medium temos um lugar pra escrever e ainda conversa é o lugar perfeito pra quem quer juntar esses dois universos. O que mais me agradou é a leveza na hora de escrever algo, a forma como posso colocar as imagens e até a forma como gerenciar tudo que escrevo, que pra mim é bem agradável pois aqui no blog mais ou menos a cada três ou quatro postagens falando de anime eu coloco uma com a minha opinião sobre algo, lá eu posso fazer isso pois quem está escrevendo sou eu e não o blog, no entanto eu criei lá também o Otaku de Cachecol e eu posso com dois cliques mudar de lado e escrever para o ODC. Todos os blogs colocados lá tem uma cara de revista, a forma como as postagens são colocas deixam isso bem visível. Eu irei deixar aqui em baixo o link para meu perfil e o blog que eu tenho lá no medium, todos os meus textos aqui também irão para lá com alguns pontinhos diferentes aqui e outros ali pois estou começando a me adaptar ainda a esse novo ambiente, posso dizer com segurança que se caso um dia o blogger for deixado de lado e sabemos que isso não vai acontecer nem tão cedo, eu tenho uma rota de escape, mesmo que todos esses 5 anos suma aqui, ainda vai ter textos do cachecol no ODC lá e também textos do Edson N B Junior lá também, aquela frase antiga “pode mudar cozinha mas o cozinheiro é o mesmo” então mesmo que caia ainda serei eu escrevendo.

Uma coisa que esqueci de falar é que o médium é uma plataforma muito mais conhecida fora do Brasil do que aqui, no meado do ano passo que começou a migrar as coisas pra cá também, então sim de cara você vai ver muitos textos em inglês não sabendo procurar os brasileiros você pode sim ficar perdido, porém se você assim como eu é um entusiasta do inglês  (nem sei se existe isso mesmo) vai se sentir em casa pois tem muita gente boa escrevendo lá, e agora tem mais uma pois eu cheguei pra valer nessa plataforma (humildade é tudo)

Medium: Meu Perfil; Perfil do Otaku de Cachecol 

Então isso é tudo pessoal

Obrigado por estar no meu blog 
E pra você que está lendo esse texto, sinta-se abraçado pelo Cachecol :D

0 comentários:

Postar um comentário