Faculdade Não é Isso Tudo


Aloha Família. Futuros Universitários e Universitários que só querem Férias. Cachecol aqui nesta tarde ensolarada e um pouco abafada. Trazendo mais um texto para o blog, hoje pra conversamos sobre faculdade, irei pontuar também os motivos que me fez larga uma também. 

Vamos novamente tocar nesse assunto, senão me engano (e eu nunca me engano, mas sempre faço esse drama aqui). Eu já cheguei comentar no blog a minha posição sobre faculdade, o que eu achava e o que eu pontuava como bom ou ruim partindo do meu ponto de vista. No entanto as coisas mudaram e eu quero fazer não uma errata, mas sim um novo olhar para faculdade. 

E o que irie tentar aborda é que você não precisa fazer nenhuma faculdade logo que sair do ensino médio, ou melhor, nem faça nada tão sério assim logo de cara, muita gente acaba indo fazer por pressão dos pais e acaba indo pro caminho errado. Eu poderia até usar isso como título do texto, “Não faça Faculdade” só que de click bait já basta o youtube, o que venho comentar aqui talvez pra você seja algo bem sério ou sequer interessante. 

Quando falo pra não fazer faculdade, não estou querendo boicotar nada não, muito menos chegar aqui e dizer que tudo é uma ilusão, não é bem isso meu povo é algo muito mais realista do que simples chilique de um adulto revoltado. O ponto que pretendo chegar é mais nesse de que talvez logo depois de sair do ensino médio, parti para uma faculdade talvez não seja o caminho ideal, claro que eu imagino que desde o ensino fundamental seu sonho é ser... sei lá... Nutricionista, desde que você se entende por gente você quer porque quer ser nutricionista, ai você vai lá estuda como se não houvesse o amanhã, entra pra área e no meado do terceiro período já que desistir e chorar porque é tudo diferente, diferente do que você imaginava e sonhava, agora fica se perguntando o motivo de ninguém ter dito nada pra você, o motivo pra você ter se matado tanto pra estudar e não sabe o que fazer... Isso é bem comum.

Agora irei me colocar como exemplo, o que aconteceu comigo e o que me fez larga Letras e migrar para um curso técnico em Análises Clínicas que colocando em comparações uma coisa não tem nada a ver com a outra.  Eu sai do ensino médio com a cabeça só focada em uma coisa “Letras”, não só pelo lado educacional mas sim pelo aperfeiçoamento próprio. Terminei ensino médio, no ano seguinte entre pra letras e comecei meus estudos, já na faculdade sendo muito muito muito sincero eu só aprendi duas coisas relevantes: Libras e Código Braile. Todas as matérias como “histórias da língua portuguesa”, “línguas latinas” tudo isso eu já sabia, tudo isso eu aprendi sozinho enquanto procurava formas de melhorar minha escrita para o blog, eu além de gosta de ensinar, fui atrás de letras por causa do blog, pelo amor a leitura/escrita. Só que eu me vi várias vezes perdido em um limbo... Não conseguia saciar minha vontade de aprender com aulas que não conseguiam prender minha atenção, eu me vi desgastado, sendo forçado a fazer trabalhos que ao meu ver são desnecessários e sempre que eu me dedicava eu acaba sendo repreendido pois não seguia a norma que eles queriam (não a norma padrão ABTN... estou falando a forma como elaborar um trabalho).

Então, não querendo viver uma vida de estudos sem nenhum aprimoramento pessoal, eu tranquei minha matricula e no ano de 2018 pretendo voltar na universidade só pra cancelar de vez, pois eu encontrei algo que me agrade. Agora iremos conversa sobre o curso técnico, logo que tranquei me vi atoa e eu não queria nem um pouco isso, foi então que decidir ir para área da saúde no curso de Análises Clínicas, nesse curso técnico aulas básicas de química e biologia por mais que eu já saiba boa parte da matéria por causa da escola, sempre tem algo novo, sempre tem uma pequena virgula que explode minha cabeça, tal coisa que a faculdade não estava fazendo, além de aulas extras e vários seminários que estão aumentando relativamente meu currículo, cursos extras com certificados que dá aquele ânimo pra seguir confiante nos estudos. Novamente, tal coisa que a faculdade não me proporcionou.

Então que dizer que você deve larga seu sonho de fazer uma faculdade? Mostra esse texto pra sua mãe ou pai com intuito deles não pressionarem você a entrar logo pra uma faculdade? Não e também não. Esse texto é pra você que talvez esteja agora terminando ensino médio e está em dúvida, ou para você que tem esse medo de querer cursa algo e não ser algo que te agrade, eu expus minha experiência pra vocês perceberem que tal coisa é real, pode sim acontecer de sair do ensino médio ir pra faculdade e se apaixonar, claro que pode acontecer isso, mas saiba que também pode não acontecer. 

Vou deixar agora um vídeo do Henry comentando também sobre o porquê da faculdade logo de cara não ser uma boa opção, certas coisas irão ser ditas no vídeo e irei comentar aqui também, que é o fato de muita coisa também você só vai ver na faculdade, muitos contatos que podem mudar sua vida profissional você pode encontrar na faculdade, tudo isso só depende unicamente e exclusivamente de você. Agora assista o vídeo:


Uma dica talvez de ouro, é que além de pesquisar bastante sobre a área, procure cursos sobre ela, eu por exemplo agora com toda minha mente mudada e bem mais “inteligente” eu pretendo cursa Farmácia, meu curso de Análises Clínicas tem uns pontos dentro da farmácia, meu desenvolvimento no curso e nas matérias é algo bem acima da média, e a minha enxurrada de dúvidas que surge em cada aula, eu sei que podem ser respondidas na faculdade. Resumindo: Procurem cursos que tenham conexão com a área da sua faculdade, antes de uma faculdade faça bastante curso técnico em várias áreas diferentes até encontrar de fato algo que você goste, pois na teoria talvez química pra você seja a melhor coisa, ai chega dentro do laboratório e não consegue diferenciar o que é reagente e o que é produto, isso porque a química não é pra você, você não é burro só não leva jeito pra certa coisa, então em vez de dá murro em ponta de faca, vá encontra algo que você saiba fazer bem.

Não se esqueça, estude e pesquise muito, por favor não entre por pressão dos seus pais, pois os seus pais NÃO SABEM o que é melhor pra você, é o seu futuro e não o deles. Entenda isso e seja feliz.

Então isso é tudo pessoal.

Obrigado por estar no meu blog.
E pra você que está lendo esse texto, sinta-se abraçado pelo Cachecol :D


Faculdade Não é Isso Tudo Faculdade Não é Isso Tudo Reviewed by Edson N. B. Junior on 12:46 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.