Melhor Sistema de RPG pra Começar

 

Ah se fosse tão fácil assim dizer qual é o melhor sistema, ou qual sistema é o padronizado pra o tipo específico de jogatina, talvez não iria existir tantos sistemas e jogos diferentes, falar então que existe um sistema voltado para os novatos nesse mundo que já conhecemos acaba por ser um tanto que difícil e dependendo da situação talvez até umas discussões pode sair. 

Eu digo isso pois o sistema melhor para alguém que está começando, normalmente vai ser recomendado por um mestre que já joga muito tempo, um exemplo pessoal, eu comecei a jogar com Old Dragon, então quer dizer que OD é o melhor pra um iniciante? Na minha opinião sim, porém alguns podem descorda dizendo que por não ter Pericias, Vantagens e Desvantagens, OD não apresenta tão bem a ideia do RPG. 

Já que estamos falando de Vantagens e Desvantagens, eu vejo muita gente recomendando 3D&T, por ser um sistema mega "simples", usando só o D6, você consegue criar um mundo muito diferente do normal, consegue viajar pro futuro ou passado pois o sistema te dá isso. Assim como a personalização da ficha é tão simples, que muitos já sabem de cabeça como criar um modelo. Porém esse sistema não é lá todo esse amor não, eu digo "simples" com o dobro de aspas, pois a quantidade de regrinhas bobas e a quantidade de magias, classes e por ai vai é tão longa, que acaba cansando. Eu gosto de ler tudo e decidir o que montar, no entanto eu vejo muito mestre desse sistema perguntando que tipo de personagem eu quero montar pra daí me dizer as classes que combinam, e isso pra mim é bem desanimador. 

Então, caímos sem percebe na situação de que o 3D&T por mais que venha ser muito bom, por ter Vantagens e Desvantagens, classes totalmente loucas e uma imensidão de coisas, ele deixa muito de lado a ideia do D20, que é utilizado em basicamente a grande maioria dos jogos. E falando do D20, claro que o sistema pra muitos o melhor pra se iniciar é o Dungeons and Dragons ou mais conhecido D&D, e nem irei tocar nos assuntos de edições, pois eu conheço uma galera que prefere a 3º Edição em vez da atual que é a 5º, outro assunto pra outro post. D&D é um sistema perfeito para novatos, é bem explicativo, bem claro, as regras mesmo que sejam levemente chatas em alguns pontos, ainda sim são facies de se entender, eu mesmo gosto muito de jogar e mestre D&D porque dá pra criar inúmeras coisas. 

Eu falei de alguns voltados muito pro medieval ou fantasia, porém há uma gama gigantesca de jogos de terror por exemplo, Call of Cthullu é um desses por exemplo, mas ainda assim é um sistema que usa bastante do D20. Se você quer algo mais intenso, mais terror em questão pessoal e você como jogador querer matar o mestre por ele te fazer ficar com medo ou só raiva mesmo. Eu recomendo Vampiro a Mascara, estou iniciando uma mesa desse sistema que não usa do D20, mas sim o D10 e é um estilo diferente de rpg, é o famoso Storytelling, onde é um jogo muito mais voltado para interpretação do que só dizer "Eu vou atacar o goblin.... tirei 20... matei o goblin", há um adendo, existe uma diferença entre Storytelling e Storyteller, porém como falei antes, um assunto pra outro post. Voltando ao terror de Vampiro a Mascara, há quem diga que esse é um sistema muito bom para inciante, pois já cria o costume de interpretar o personagem, fingir ser aquele que você levou tanto tempo criando a ficha, sentir medo de morrer porque seus pontos de vida está baixo e dai por diante. Tal coisa que no D20 em geral, não acontece, é muita coisa tipo: "Meu personagem vai dizer que não está afim de ir pro outro reino" eu quando vejo isso, sinto vontade de dizer: Então diz que não quer ir, só dizer... É complicado.

Só um adendo que eu sei que tem muito sistema por fora, tipo 13º Era, RPG Quest, GURPS e por ai vai, mas são tipos de jogos que provavelmente que for jogar, não é um iniciante, o mestre da mesa sempre tem que trazer algo mais voltado para diversão, mesmo que esses jogos consigam cumprir com essa proposta, temos que ser sinceros em dizer que um Old Dragon ou D&D conseguem resolver essa questão mais facilmente. 

Eu particularmente prefiro muito Old Dragon, as regras são poucas e o próprio livro recomenda o mestre decidir as regras ao favor do jogo, por não ter Pericias, Vantagens e desvantagens, cria uma atmosfera de que o jogador precisa pensar no que fazer em vez de dizer que quer fazer algo e esperar as coisas caírem no seu colo, porque o mestre vai narrar tudo. 

Na verdade o que importa é começar a jogar, farei outros post's sobre como começar, como mestra pois as vezes você quer muito jogar, mas não tem ninguém pra mestra pra você, bem, levanta as mangas da camisa e coloca a mão na obra então, as vezes é muito mais divertido mestra do que jogar. 

Abraços do Yavo :D

Melhor Sistema de RPG pra Começar Melhor Sistema de RPG pra Começar Reviewed by Edson N B Junior on 09:37 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.