Haikyuu é bom mesmo?


Nos últimos dias eu fui surpreendido com diversos comentários sobre a nova temporada e eu não sei se é a última de Haikyuu, cada temporada que passa o anime vai ficando cada vez mais conhecido e conquistando fãs apaixonados, eu mesmo comecei acompanhar o anime depois da sua segunda temporada e por recomendação, foi uma ideia boa já que eu tinha acabado de termina Kuroko no Basket, ai comecei assistir esse anime de vôlei 


Não, não é um click bait o título desse post, pois eu realmente quero entender como ele se tornou tão bom assim, ou se é só uma baita de um surto coletivo e todos adoram algo que nem é isso tudo. Quando vi a primeira temporada eu gostei de cada episódio pois todos eles têm o famoso fator esporte, que vem convocando uma galera que antes nem saia de casa. 


O que seria esse fator esporte? Bem eu gosto de pensar que é algo como se eu nunca tive interesse em algo e do nada eu me tornei o maior admirador daquilo, eu nunca gostei de jogar basquete e isso vai por falta de habilidade como por tamanho também, no entanto eu fui lá e assistir Kuroko no Basket, e eu fiquei apaixonado pelo anime e já ficava me perguntando em qual posição eu jogaria quando eu fosse me encontrar com uma galera. Acelerando a história para vocês, eu não fui um bom jogador, fiquei frustrado e magoado. 


Decidir que deixaria de lado esses animes de esporte que mexem comigo, ou, pelo menos, não me importa tanto se ele iria ou não me dá esses gatilhos na hora de ver. Porém nada disso valeu a pena, pois assim como brasileiro eu esqueci da minha promessa pessoal e comecei assistir Yowamushi Pedal e pensei que já que não tinha habilidade pro basquete, era só eu ir pro ciclismo, já andava de bicicleta todo dia, fiquei louco com a ideia, encontrei vários canais no youtube sobre ciclismo, pesquisei a fundo sobre regras e modalidades, estilos e tipos de bicicleta, pelo menos uns quatro ou cinco meses estudando, só que no fim... Desisti da ideia. 


Ai eu encontrei o nosso anime de vólei, comecei assistir e fiquei encantado assim como fiquei com todos os outros animes de esporte, porém em Haikyuu temos algo diferente, pois não é só uma animação e vontade de fazer algo que nunca farei, pois na época da escola o único esporte que jogava era vólei, tinha a turma do futebol e futsal como toda escola tem e obviamente eu não fazia parte, ai eu era obrigado a fazer algo senão perderia ponto, encontrei algumas pessoas jogando vólei, fiquei observando triste pois assim como basquete o tamanho é importante, mas não para todas as posições. 


Comecei a jogar vólei na escola na posição de líbero, é o cara que só recebe a bola e fica lá atrás, não marca ponto fazendo corte e poucas vezes faz levantamento, no entanto é o cara que tem o uniforme de outra cor o que pra mim já é motivo de alegria, joguei vólei por vários anos até me forma e não encontrar mais ninguém pra jogar fora da escola. 


E assistir Haikyuu me fez voltar ao ensino médio onde não tinha tantas preocupações e só pensava em me diverti, porque mesmo com várias coisas que o anime tem e eu já falarei disso, o ponto principal desse anime é a diversão e amizade entre o time, muitos vão pensar que é a competitividade e não estão errados, mas também não estão 100% certos. 


Talvez eu até consiga responder agora a minha pergunta que fiz no título, Haikyuu realmente é um anime bom, não só sua primeira temporada que mesmo sendo pra mim a mais marcante, eu acho que todas as outras tiveram seus momentos bem trabalhados, os personagens além do protagonista tiveram ótimos minutos de tela e com ótimas histórias por trás, princialmente o terceiro ano, em Haikyuu o desejo de vitória que o terceiro ano tem é o mesmo do anime Yowamushi Pedal, pois o pessoal já vai se forma, é a última chance deles de provarem que são bons e terminarem bem, você fica assistindo isso e fica vidrado e torcendo como se fosse você ali prestes a participar da competição. Que é outra coisa maravilhosa nesse anime, não tem essa de já que é o time do protagonista vai sempre vencer ou eles são os melhores de todos, animes com esse tipo de pensamento nem é mais tão aclamado assim, a galera gosta de ver história de superação, tal coisa que Haikyuu sabe entregar muito bem. 


Esse anime me encontrou no momento certo da minha vida, eu digo que normalmente os animes que em acham e não eu que os procuro, eu estava passando por uma época bem chata e desanimadora, ai encontrei Haikyuu e uma chave ligou dentro de mim fazendo eu voltar para ativa, já que esse é o efeito dos animes de esporte, fazer você não desistir ou se dar por vencido. 


Eu recomendo muito que todos assistam Haikyuu é uma história bem encaixada, você assisti todas as temporadas sem nem sequer perceber, assim como em Yowamushi Pedal que você também só se deixar levar, agora um aviso, para quem tem agonia ou não consegue esperar muito, a terceira temporada de Kaikyuu é bem complicada, pois é 12 ou 24 episódios focados em uma só partida, enquanto na primeira e segunda temporada tudo acontecia rápido, na terceira foi tudo bem devagar e cada lance era lance pois o inimigo era o time mais forte do lugar. Yowamushi Pedal também faz isso na sua terceira temporada onde se passar tudo em um dia de corrida, o último dia de corrida valendo campeonato. 


Um ponto muito bom desses animes é que você sai deles já sabendo pelo menos uns 80% sobre tudo, Yowamushi Pedal eu descobri coisas do ciclismo que me deixou boquiaberto, assim como em Haikyuu e Kuroko no Basket onde aprendi muito sobre regras e posições. 


Então um resumo para quem pulou da primeira página até aqui, sim Haikyuu é muito bom e você é muito feio por não ter lido todo meu raciocínio. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.