2 de jun de 2015

Coisas do Japão - Yakuza

Yoo' Pessoas \ô/


Aloha Família. Cachecol aqui nesta tarde fria e muito muito muito chuvosa trazendo mais uma postagem para o blog e hoje é terça de dia de coisas do Japão é hoje comemoro 2 anos de namoro e hoje vou trazer algumas coisas sobre os Yakuza que talvez você não saiba. 

Pra começo de história você sabe quem são os Yakuza certo? não? Yakuza é a maior facção criminosa do Japão e do mundo, uma das maiores Máfias Japonesas que é bem representada em alguns animes Nisekoi, Hitman Reborn entre outros. Que tem mais de 100 mil membros. Para a polícia eles são chamados de "Boyoukudan" o significado é "Grupo de Violência", mas os próprios membros costumam se referir como "Ninkyo Dantai" que o significado é mais ou menos "Organização Cavalheiresca". É acreditado por muitos que os Yakuza tiveram seu inicio no Período Edo 1603 - 1868 e que inicialmente eram classificados em dois grupos:  "Tekiya", os que vendiam bens roubados ou de má qualidade, e os "Bakuto", os que se envolviam ou participavam de jogos de azar.

Agora que temos essa base dos Yakuza, vamos entender um pouco melhor do nome, as principais famílias e o ritual de iniciação, em algum outro dia eu irei comentar melhor sobre outras coisas, hoje será esses três tópicos.

O nome Yakuza é derivado de um dialeto regional, significa a sequência de números "8-9-3" yattsu, ku, san ". Este nome provém de um jogo de cartas chamado "oichokabu", a pontuação do jogador neste jogo é decidido pela soma das pontuações em várias cartas e utilizando apenas o menor dígito e portanto segundo as regras do jogo o valor de 20 é igual a 0 pontos. Assim o significado do nome Yakuza seria meio que "pessoas de jogos de azar" ou "sem pontos". 


Todos os iniciantes de organização yakuza são obrigados a serem subservientes nem sei o que é isso #burro aos membros mais experientes. A Yakuza tem uma estrutura complexa e para tentar progredir até o topo da hierarquia, tem um longo caminho a ser percorrido. Mas existe um ritual de iniciação que todo iniciante deve passar, conhecido como "Sakazukigoto". Durante o ritual, o iniciado fica em frente ao seu "líder" digamos assim enquanto o saque é servido aos demais membros no local, o recém-chegado é servido com uma porção bem menor, enquanto o copo do líder está cheio até a borda, como uma forma de mostrar o status e a diferença entre os dois.


Bom agora pra fechar essa primeira parte dessa postagens sobre os Yakuza, vamos falar das principais famílias yakuza que existe, melhor das 4 principais famílias, que como já falei possui mais de 100 mil membros e simplesmente controlam o Japão e até internacionalmente começaram a agir. 

A primeira família é a Yamaguchi-gumi que é a maior de todo o Japão, com 40 mil membros divididos em 750 clãs. Seu líder é o Kenichi Shinoda, ela foi fundada em 1915 e a sede está localizada em Kobe. 

A segunda família é a Sumiyoshi-Rengo é a segunda maior família do Japão, com mais de 10 mil membros divididos em 177 clãs. Seu líder atual é o Shigeo Nishiguchi e é inimiga de morte da primeira família.

A terceira família é a Inagawa-kai é a terceira maior com cerca de 7 mil membros divididos em 177 clãs. Seu líder é o Kakuji Inagawa, e também foi a primeira a operar seus negócios fora do Japão.

E por ultimo a quarta maior família se chama Toua Yuai Jigyo Kumiai tem mais de mil membros e é dividida em 6 clãs. Seu líder atual é o Satoru Nomura, foi fundada em 1948 por Hisayuki Machi, de origem coreana, e por isso é composta principalmente por membros de ascendência coreana. 

Ae esqueci de dizer, mas não é só porque as famílias são da mesma máfia que elas não podem se odiar, como no caso da primeira e da segunda maior família Yakuza do Japão, as duas são inimigas de mortes, isso é só vivem em pé de guerra. 

É muita história, é muito curiosidades que muitas pessoas não sabem, coisas que mesmo eu que já li de tudo, me surpreendi, então aguardem que semana que vem trago mais.

Então isso é tudo pessoal.
Fonte/Base: Japão em Foco
Obrigado por esta no meu blog.
E pra você que esta lendo esse post, sinta-se abraçado pelo Cachecol :3

0 comentários:

Postar um comentário