Até que a cultura nórdica não é tão ruim



Começando mais uma saga de queimar minha língua com as coisas que penso, hoje falaremos de cultura nórdica e como essa ambientação e pensamento geral dos povos do norte me fez começar a migrar meu pensamento e até que gostar um pouco, já que todo meu preconceito começou por causa de mitologias. 


Eu sou um amante de mitologias, gosto de estudar e pesquisar muito sobre todo universo dos mitos e toda crença que já existiu no mundo, assim como muitos eu só muito apaixonado por mitologia grega, muito dessa influência veio do jogo Age of Mythology onde passamos por várias mitologias diferentes e conhecemos muitas culturas diferentes, mas todo plot em si é muito voltado para mitologia grega, depois disso fui bombardeado pelos livros de Rick Riordan o autor de Percy Jackson e todo esse universo grego caiu de paraquedas e eu me tornei um amante muito mais fervoroso… Alguns anos passaram e eu conheci a minha esposa e dentre varias conversas eu descobri o amor dela pela mitologia e cultura egípcia, na qual demorei mais comecei a gostar muito também…


Então temos ai duas mitologias que moldaram minha adolescência até vida adulta, e muito pouco eu ouvi falar sobre os deuses nórdicos e todo seu universo, pouco que pesquisei sobre eu achei tão chato e sem sentindo, tanto da criação do mundo como das personalidades/temperamento dos deuses, tudo tão faz de conta que me deixou bem desanimado pra aprender. Ai veio os filmes da Marvel e aquele Thor só piorou toda ideia que tinha da cultura.


No entanto, não há como negar que se popularizou muito, eu digo que o fato da cultura nórdica de popularizar tanto é porque por muitos anos ela foi “esquecida” pelas grandes mídias. Eu digo isso pensando que nessa trindade de mitologias famosas, temos a grega, egípcia e nórdica, grega é conhecida por vários filmes e desenhos além de ser uma cultura amplamente falada por todos e muitos sabem de contos e historias daquela época, já egípcia é conhecida pelas pirâmides, matemática e toda ideia de inteligência que aquele pessoal antigamente tinha, onde os deuses muito se faziam presentes. Agora sobre a nórdica? O que há de grande neles?


Talvez ai o trabalho da cultura pop nesses últimos anos se fez presente, e nem estou falando do Thor cansado da Marvel, temos jogos de franquias grandes abraçando a cultura nórdica, escritores famosos criando livros só sobre a mitologia nórdica, muitas e muitas series de sucesso explorando mais desse universo como Vikings e a minha atual preferida The Last Kingdom e tudo isso começou a me fazer pensar diferente sobre essa tão rica cultura. 


Hoje não me considero um apreciador ou apaixonado como sou pela grega, mas acho muito interessante toda cronologia deles e como eles pensam, além de achar toda cultura de povos muito bonita e a fé nos deuses algo surreal, tal coisa que vi muito só nos gregos…


É muito bom queimar a língua de vez em quando e aprender mais sobre outras culturas, no meu top três então temos nórdica, egípcia e em primeiro lugar grega, mas vai que isso pode mudar daqui alguns meses ou anos, pois posso aprender mais sobre outras culturas e ver que essa ideia de pagão e muito mais interessante… 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.